152 Anos do Nascimento de Benedikt Beyerl

No dia 30.04.1856 nascia o meu trisavô Benedikt Beyerl, filho natural de Maria Beyerl. Era de Holzchalg, na Boêmia, e foi batizado em Gutwasser, nas proximidades. Teve, ao que se sabe, ao menos mais uma irmão, chamada Barbara Beyerl, casada com Franz Pöschl. Imigrou ao Brasil em 1874, a bordo do Navio Shakespeare. Em São Bento do Sul, casou-se com Anna Maria Neppel, uma paixão que nasceu na Boêmia, sempre contrariada pelos pais da noiva. Viúvo dessa, casou-se com minha trisavó Catharina Brandl, que havia imigrado, ainda criança, pelo menos navio de Benedikt.

A data de sua lápide no Cemitério Municipal aponta como dia de nascimento 30.04.1854. Dois anos antes, portanto. Cremos que há aí um equívoco, naturalmente involuntário. As datas apontadas em registros sempre colocam o nascimento de Benedikt pra em torno de 1856. O seu segundo casamento, em 1886, por exemplo, diz que tinha trinta anos (apesar do casamento ter sido em fevereiro, e o aniversário dele ser em abril). A sua certidão de óbito, por sua vez, ocorrido em 24.02.1928, afirma que possuía 71 anos de idade. Novamente, chegamos até 1856 como ano de nascimento.

Bemedikt ficou famoso na historiografia local por ter sido o noivo do primeiro casamento boêmio da cidade, e por toda a história shakesperiana que havia por trás desse matrimônio. Deve ter passado uma vida muito sofrida, pois cedo consta que ficou órfão. Morreu viúvo de duas esposas.

Recentemente, descobriu-se que fez parte da Sociedade Auxiliadora Austro-húngara, coisa que nenhum historiador da cidade havia conseguido saber ainda.

About these ads
Published in: on 30/04/2008 at 9:17 AM  Comments (1)  
Tags: , , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: http://coisavelha.wordpress.com/2008/04/30/152-anos-do-nascimento-de-benedikt-beyerl/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Olá meu nome é elimary bayerl
    e procuro sempre na internet algum vestígio sobre a chegada da família bayerl ao brasil a única coisa que se é que meu sobrenome veio do pai do meu avÔ que era alemão e mais nada!vc já achou alguma coisa sobre a chegada da família bayerl ao brasil e se eles eram mesmo da alemanha !
    quando puder me responder responda por favor
    Obrigado!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: