84 Anos do Falecimento de Wilhelmine Witt

No dia 05.06.1924, às sete horas da manhã, na Estrada Bismarck, em São Bento do Sul, faleceu minha tetravó Wilhelminte Witt, natural da Prússia, filha de Michael Witt e Relina (?). Deixou viúvo o esposo Friedrich Labenz, com quem havia imigrado ao Brasil em 1876. Contava com 76 anos e faleceu vítima de pneumonia, sem assistência médica. O seu registro de óbito informa que foi sepultada no “Cemitério Público dessa vila”. Mas se de fato está no Cemitério Municipal de São Bento, não existe qualquer lápide que informe o local, a exemplo do que também acontece com outros ancestrais antigos.

Wilhelmine Witt e seu esposo tiveram, ao que se sabe, apenas filhas mulheres. Entre elas, minha trisavó Ida Bertha Labenz, que se casaria com Karl Giese, da Pomerânia, e que seriam pais do meu bisavô Rodolfo Giese. Suspeita-se que a família Witt fosse de origem protestante, enquanto que os Labenz eram católicos.

Published in: on 05/06/2008 at 9:46 AM  Comments (2)  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: http://coisavelha.wordpress.com/2008/06/05/84-anos-do-falecimento-de-wilhelmine-witt/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Olá…Realmente os Witt eram protestantes (ainda são). A filha de Wilhelminte Witt (a Ida B. Labenz), foi madrinha de Emil Otto Witt, filho de Albert e Wilhelminte Witt ( isso mesmo, as duas tinham o mesmo nome), daí concluo que os Labenz também fossem protestantes. Ou pelo menos ela (a Ida) era antes do casamento. Não sei se ajudei. Sou descendente de Albert e Wilhelminte Witt.
    Abraços.

  2. Oi eu so Vitt desse jeito ai <–
    Meu tataravô veio pro Brasil, eu nao sou Witt
    porque meu Bisavô teve 6 filhos homens e 6 mulheres
    os 3 primeiros filhos foram registrados com V ao invez de W, pois as pessoas que trabalhavam no cartorio nao sabiam escrever do jeito certo e meu vô e seus 2 irmaos tbm nao sabiam pois eles eram semi-analfabetos, por isso eu sou assi VITT ! Mas era pra eu ser Witt mas somos todos da mesma familia a culpa é de quem registrou errado !


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

