13. Francisca da Silva (1899-1981)

Minha bisavó Francisca da Silva, dona de um belo par de olhos cinzas, nasceu em 20 de outubro, provavelmente de 1899, em São José dos Pinhais, conforme seu registro de óbito. No entanto, ainda não foi encontrada documentação sua naquela cidade paranaense.
.
Foi mãe de três filhos com Antônio Correia Santos: Antônio da Silva, casado com Gertrudes Castilho; Sebastião da Silva, casado com Anita Went, os quais se mudaram para Videira/SC, e Luiz da Silva, casado com Otília Fragoso.
.
Em abril de 1980, faleceu a mãe de Otília, casada com seu filho Luiz da Silva. Nessa ocasião, Francisca teria declarado algo como: “Ano que vem é a minha vez”. E de fato. Com uma precisão incrível, Francisca faleceu no dia 20.04.1981, às 15h. Também em sua certidão de óbito, consta que fora domiciliada e residia em Fragosos, Campo Alegre. O declarante foi Edmundo Schwedler, que apresentou atestado firmado pelas testemunhas Iolanda Machado e Laurindo May. A causa da morte foi apontada como “morte natual, sem assistência médica”.
.
Como era bastante comum naqueles tempos, gostava de fumar um palheiro. Estava, em seus últimos dias, com uma ferida na testa, que aumentou consideravelmente de tamanho, e que talvez tenha infeccionado. A passagem foi rápida, depois de poucos dias de cama ela viria a falecer. Talvez tenha sido alguma coisa generalizada.
.
O sepultamento seguiu para o Cemitério de Fragosos. Lá, seu corpo descansa no mesmo túmulo de seu filho Luiz da Silva, falecido em setembro de 2007.
Published in: on 04/11/2007 at 11:59 AM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2007/11/04/13-francisca-da-silva-1899-1981/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: