19. Amalia Preussler (1853-1893)

Minha trisavó Amalia Preussler nasceu em Grafendorf no dia 12.10.1853 e foi batizada em Johannesberg, na província de Reichenberg, norte da Boêmia. Era filha de Bernardo Preussler e Anna Jaeger.
.
Veio ao Brasil em 1876 a bordo do Vapor Vandalia. Na lista de passageiros, ele aparece como “criada”. No mesmo navio, viajava Johann Rössler, natural de uma aldeia próxima. A convivência de um mês em alto mar foi suficiente para que os dois passassem a se interessar um pelo outro. Johann era quase 7 anos mais novo, mas isso pouco importava. Ele havia imigrado sozinho para o Brasil, e Amalia também não veio com os pais, de modo que os dois puderam buscar apoio um ao outro durante a travessia que mudaria as suas vidas. Chegando ao Brasil, os dois passaram a constituir família.

Tiveram cinco filhos: Otto Roesler, casado com Maria Treml, e pais de tradicional prole; Raymundo Roesler, casado com Bertha Zeeman, os quais depois se mudaram para Imbituva/PR; Emma Roesler, casada com João Treml, da tradicional Banda Treml; Anna Roesler, casada com Frederico Fendrich Filho, com grande descendência; e Maria Roesler, casada com Aloís Kollross.

Amalia faleceu precocemente em 23.09.1893 e foi sepultada no Cemitério Municipal, no mesmo túmulo em que repousa seu esposo.
Published in: on 15/11/2007 at 3:02 PM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2007/11/15/19-amalia-preussler-1853-1893/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: