23. Catharina Brandl (1865-1912)

Minha trisavó Catharina Brandl nasceu em 21.03.1865 na região de Eisenstrass, próxima da divisa entre Boêmia e Bavária. Veio para o Brasil com os pais e irmãos a bordo do Navio Shakespeare em 1874. Por esse mesmo navio viria o seu futuro esposo, Benedikt Beyerl.
.
Eis o registro desse casamento, conforme os livros da Igreja Católica de São Bento do Sul:
.
“A dez de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e seis, às 10 horas da manhã, na Capella do Smo. Coração de Maria deste Municipio de S. Bento, feitos os tres banhos canonicos a 24 e 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro do corrente anno, sem impedimento algum e com palavras de presente e de mutuo consentimento na forma do sagrado Concilio de Trento, em minha presença e das testemunhas José Schroeder e Jorge Weiss, receberão-se em matrimonio Bendedicto (sic) Beierl e Catharina Prandl, elle de idade de 30 annos, viuvo por obito de sua primeira mulher Maria Neppel, filho natural de Maria Beierl, nascido em Holzschlag e baptisado em Gutwasser na Bohemia, e ella de idade de 18 annos, solteira, filha legitima de José Prandl e Anna Weinfalter, nascida e baptisada em Eisenstrass, também na Bohemia, ambos os contrahentes livres, estrangeiros, lavradores e moradores neste Municipio. E logo em seguida na missa pro sponcis lhes dei a Benção Nupcial Solemne do que para constar lavrei este termo que assignei com as testemunhas. O Vigário Pe. Carlos Boegershausen”.
.
A grafia nesse registro está como “Prandl”, mas os dados de imigração e mesmo outros da família apontam para “Brandl”. Tendo nascido em 1865, Catharina não poderia ter 18 anos em 1886. Há portanto algum equívoco, certamente involuntário, por parte do padre.
.
Desse casamento, nasceriam os seguites filhos, não necessariamente na ordem: Luiz Bail, casado com Francisca Fleischmann; Thereza Bail, casada com Engelberto Bechler; Maria Bail, casada com Otto Zeithammer; José Bail, casado com Marta Maahs; Carlos Bail, casado com Maria Quandt; Engelberto Bail, casado com Paula Heiden; Benedito Bail, casado com Maria Grosskopf; Catharina Bail, casada com Rodolfo Giese; Rodolfo Bail, casado com Margarida Hübl; e Paulo Bail, casado com Marta Grosskopf.
.
Catharina faleceu em 04.02.1912 ou 1911, pois também há alguma divergência nesse ponto. De qualquer forma, ainda era nova, e com isso Benedicto Bail ficou viúvo pela segunda vez.
Published in: on 16/12/2007 at 12:40 PM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2007/12/16/23-catharina-brandl-1865-1912/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: