30. Johann Hannusch (1873-antes de 1943)

Meu trisavô Johann Hannusch, ou Hanusch, nasceu e foi batizado em Osseg, no norte da Boêmia. Pela idade apontada no registro de seu casamento, seu nascimento ocorreu por volta de 1873. A família veio a bordo do Navio Rio, que saiu de Hamburgo em 20.03.1877 e chegou no porto de São Francisco do Sul às 10h do dia 22.04.1877.
.
No Brasil seu nome foi traduzido, ficando conhecido, portanto, como João Hannusch. Casou-se com Barbara Mühlbauer, filha de Anton Mühlbauer e Barbara Pfeffer. Os Mühlbauer também imigraram pelo navio Rio. Eis o registro de casamento transcrito conforme os livros da Igreja de São Bento:
.
“A vinte e um de Dezembro de mil oitocentos e noventa e cinco ás 10 1/2 horas da manhã na Capella do Smo. CoraçãodeMaria deste municipio de S. Bento, feitos os tres proclames canonicos aos 1, 8 e 15 do corrente mez, sem impedimento algum e com palavras de presente e de mutuo consentimento na forma do Sagrado Concilio Tridentino em minha presença e das testemunhas Antonio Fürst e Felippe Mühlbauer receberão-se em matrimonio João Hanosch e Barbara Mühlbauer, elle de 22 anos, filho legitimo de Venceslau Hanosch e Anna Trojan, nascido e baptisado em Oseck na Bohemia, e ella de 22 anos d’idade, filha legitima de Antonio Mühlbauer e de Barbara Pfeffer, nascida em Klein-Eigen e baptisada em Eschelkam na Baviera, ambos os contrahentes moradores e residentes neste municipio do que para constar fiz este termo que assignei com as testemunhas somente porque os contrahentes são analphabetos. O Vigario Pe. Carlos Boegershausen.
Anton Fürst Philipp Mühlbauer”
.
Por esse registro, já se percebe a condição humilde do casal, bem assinalada pelo padre ao afirmar que são analfabetos. Moravam também a região de Fragosos. João Hannusch provavelmente faleceu naquela região. E se está sepultado no Cemitério de Fragosos, não há mais uma lápide de identificação.
.
Como a neta de Johann Hannusch, Otília Fragoso, nasceu em 1943 e afirma não ter conhecido nenhum de seus avós, supõe-se que tenha falecido antes dessa data. Provavelmente antes da esposa Barbara Mühlbauer, que faleceu exatamente nesse ano.
Anúncios
Published in: on 27/12/2007 at 12:34 PM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2007/12/27/30-johann-hannusch-1873-antes-de-1943/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: