Homenagem para Herbert Fendrich

(Jornal A Gazeta de 20.11.2007)

São Bento do Sul – Fundada em outubro de 1994, a “Bandinha do Opa” já é considerada uma das mais tradicionais bandas de música germânica de São Bento do Sul. Parte deste sucesso se deve a uma pessoa: Herbert Alfredo Fendrich, músico fundador, falecido no final de julho deste ano.

Conhecido por “seu Fendrich” ou “seu Herbi”, Herbert acompanhou o grupo do início até o ano de 2006, além de participar de outras bandas como “Bandinha de Oxford” (sic), “Bandinha Continental”, “Bandinha São Bento”, “Banda Treml” e “Banda Padre José Maurício”. Ele tocava Bombardino.

Com saudade, sua família guarda todos os registros em detalhes para a memória do artista são-bentense, neto do primeiro professor da cidade, Frederico Fendrich. Com exclusividade, A Gazeta teve acesso às informações.

Coral

Além de músico de destaque, ano a ano Herbert se dedicava a outros projetos. Seu interesse pelo canto coral surgiu quando ainda era solteiro, como integrante do Coral “Santa Cecília”, da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. Cantou ali por mais de 30 anos.

Nos anos 70, fazia parte do Coral “Montanara” e em 1973 cantou no Coral “Centenário”, especialmente formado para comemorar o aniversário de 100 anos do município.

Outros grupos que Herbert participou foram o Coral da Igreja Evangélica de Oxford, Grupo “Cítaras Edelweiss”, no Coral 25 de Julho “Saengerhall” e Coral “Deutsch Bayrisch Saengerbund”. A partir de 1983 iniciou como regente, tendo concluído curso específico em Gramado na serra gaúcha.

Marceneiro

Quando criança, Herbert ajudava a família em casa e na roça. Trabalhou nas Indústrias Zipperer desde aos (sic) 14 anos, onde aprendeu a profissão de marceneiro. Casou-se com Doris Izolda Giese e chegou a morar em Piên, tendo auxiliado o sogro em casa de comércio. Como marceneiro e modelista, trabalhou na Madeireira Weihermann, Copam, Bercka e Móveis James. Quando se aposentou, passou a exercer a profissão de marceneiro nos fundos de casa. Fazia bengalas, muletas, porta-cortinas, cortador de legumes, esfregadeiras, casinha, cabides, entre outros, e também consertava.

____________________

A foto é de uma apresentação da Banda Treml na praça João Treml, mas do tempo em que Herbert Alfredo Fendrich já não fazia parte da banda.

Published in: on 27/12/2007 at 11:29 AM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2007/12/27/homenagem-para-herbert-fendrich/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: