Mistérios na Origem da Família Fendrich

O registro de batismo de Amália Fendrich, casada com Aloís Gassner, aponta que seu pai, o imigrante Friedrich Fendrich, era natural de “Lomnitz, perto de Hoshin”. Com alguma dificuldade, achamos uma Lomnitz (pois há mais de uma na República Tcheca) que pareceu ser a mais provável como aldeia natal dos Fendrich. Essa cidade tem hoje o nome de Lomnice nad Luznici. Mas a identificação desse lugar não permitiu sabermos mais sobre Friedrich Fendrich e seus pais Franz Fendrich e Maria Magdalena Trnka.
.
Um pesquisador tcheco foi categórico ao afirmar que “não há qualquer família Fendrich em Lomnice nad Luznici e, mesmo nas redondezas, nunca viveu tal família no período que você menciona”. Quando a Hosin, ele afirma que “Os Fendrich nunca moraram em Hosin, perto de Hluboka e redondezas”.
.
De modo que ainda não se sabe nada sobre a origem. Ou se trata de outra Lomnitz, ainda não identificada, ou na verdade os Fendrich tinham raízes mais fortes em Viena, e por algum motivo estavam em Lomnitz quando Friedrich Fendrich nasceu. Sempre se menciona que Friedrich se mudou cedo para Viena, mas também não se sabe com que idade, e sob quais condições. A origem do “sobrenome” Fendrich é realmente austríaca. De qualquer forma, a origem do sobrenome “Trnka”, da mãe de Friedrich, é visivelmente tcheco. Uma consulta ao registro de casamento de Friedrich com Catharina Zipperer, em Viena por volta de 1873, daria novas e talvez esclarecedoras pistas.
Published in: on 05/01/2008 at 4:37 PM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/01/05/misterios-na-origem-da-familia-fendrich/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: