102 Anos do Falecimento de Frederico Fendrich

Meu trisavô Frederico Fendrich faleceu em São Bento no dia 24.01.1906. Certamente a família Fendrich ainda estava enlutada pelo falecimento de Catharina Zipperer, esposa de Frederico, no dia 18.12.1905, quando próprio Frederico acaba falecendo. Ambos estão sepultados no Cemitério Municipal de São Bento. Frederico Fendrich está no mesmo túmulo que seu filho, também Frederico Fendrich, e a esposa desse, Anna Roesler.
.
As autoridades competentes ainda não levaram adiante a idéia, tão desejada pelo meu avô, de que fosse construído um busto em homenagem a Frederico Fendrich no local da primeira escola de São Bento, na qual foi ele o primeiro professor, embora na realidade fosse sapateiro. As aulas que ministrava eram apenas em alemão, de modo que encontrou resistência dos imigrantes poloneses, que se recusavam a mandar seus filhos para uma escola que não ensinasse na língua deles. Frederico dividiu o ofício de sapateiro com o de professor por quase três anos, entre 1876-1879.
.
Como abordei em post anterior, a origem de Frederico ainda é um mistério. Embora através do registro de batismo da filha Amália Fendrich fiquemos sabendo que era natural de “Lomnitz, perto de Hoshin”, ainda não nos foi possível identificar qualquer família Fendrich que tenha vivido nesses lugares. Sabe-se apenas que Frederico se mudou para Viena, onde se casou com Catharina Zipperer. Esse registro talvez tenha alguma informação adicional.
Published in: on 25/01/2008 at 11:58 AM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/01/25/102-anos-do-falecimento-de-frederico-fendrich/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: