56. Generoso Fragoso d’Oliveira (1845-1924)

Meu tetravô Generoso Fragoso de Oliveira nasceu na Villa Nova do Príncipe, a Lapa, onde foi batizado a 02.09.1845, filho de Hermenegildo Rodrigues de Oliveira e Francisca Soares. Mudou-se para São José dos Pinhais, onde os Fragoso ainda tinham parentes. Lá se casou a 12.05.1866 com Leopoldina Maria de Almeida, filha de Joaquim Rodrigues de Almeida e Maria Calisto. Eis a transcrição desse registro, que é o assento nº 14 da página 6v do Livro 6 de casamentos:
.
“Aos doze dias do mês de Maio do anno de mil oitocentos e sessenta e seis nesta Villa de São José dos Pinhais e com licença do ……… Reverendo Vigário da Parochia de Curytiba, donde a contrahente hé freguesa e o contrahente da Parochia do Principe, sendo ………. proclamadas e observadas as formalidades do ………, sem impedimento algum em minha presença e das Testemunhas abaixo assignadas Joaquim Calisto de Camargo e o Tenente Francisco Franco Moreira, este morador desta Parochia e aquelle da Cidade de Curytiba, ambos pessoas de mim reconhecidas, meia hora depois do meio dia, por palavras de presente ………. ………. – se receberão em matrimonio Generoso Fragoso d’Oliveira, filho legitimo de Joaquim Rodrigues de Almeida e de Maria Calisto, digo, filho legitimo de Hermenegildo Rodrigues d’Oliveira, já fallecido, e de Francisca Soares, e Leopoldina Maria de Almeida, filha legitima de Joaquim Rodrigues de Almeida e de Maria Calisto. Receberão logo as bencãos nupciaes na forma do Rittual Romano e para constar faço este assento.”
.
Assinou com testemunha, além do Tenente Francisco Franco Moreira, o Joaquim Bastos de Lima, a rogo de Joaquim Calisto de Camargo. Como se vê, o padre fez confusão com os nomes do noivo, primeiro dando-lhes os nomes que na verdade eram dos pais da noiva, e em seguida corrigindo. No topo do assento, onde ficam o nome dos noivos, há outra confusão. Lá aparece o nome de Generoso Fragoso d’Oliveira, e abaixo dele o de Hermenegildo Rodrigues d’Oliveira, seu pai, com um risco embaixo. Só abaixo desse é que está o nome da noiva, Leopoldina Maria de Almeida. Isso fez inclusive com que houvesse um equívoco na hora de criarem um índice para os casamentos de São José dos Pinhais, pois ao tratar desse casamento o índice informa que o noivo era Generoso Fragoso d’Oliveira e “a noiva” Hermenegildo Rodrigues d’Oliveira.
.

Cópia do registro de casamento de Generoso Fragoso de Oliveira e Leopoldina Maria de Almeida.

Generoso Fragoso de Oliveira é tido pela tradição familiar como o “fundador” da localidade de Fragosos, donde inclusive derivaria o seu nome. De fato, Generoso parece ter sido um dos primeiros moradores daquela região, mas não estava sozinho. Havia com ele muitos outros Fragoso que podem ser considerados os primeiros povoadores. Talvez houvesse alguns que chegaram inclusive antes de Generoso, já que esse, em 1875 batiza um filho na cidade de Araucária. Nada impede que outros membros da família tenham chegado à região antes, vindos da Lapa. De qualquer forma, eram todos tios e primos de Generoso. Também parece que era homem de algum prestígio, tanto que foi homenageado com o nome de uma naquela localidade. Em registros eclesiásticos, aparece por algumas vezes como testemunha ao lado de João Filgueiras de Camargo, o republicano e um dos primeiros vereadores de São Bento, além de prefeito, e que também morava em Fragosos.

O falecimento de Generoso Fragoso de Oliveira ocorreu em 25.06.1924, conforme a lápide de seu túmulo no Cemitério de Fragoso, que também diz ter ele “79 anos”, o que confere com a data que temos do seu batismo. No mesmo túmulo foi sepultado Ernesto Crescêncio Fragoso, seu filho.

Anúncios
Published in: on 06/02/2008 at 11:59 AM  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/02/06/56-generoso-fragoso-doliveira-1845-1924/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. ola gostaria de saber quem é a pessoa que escreve aqui no blog,


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: