Mais um Caso de Suicídio em SBS

Antes do suicídio de Julie Löffler em 1885, já tratado nesse blog no post “A Família Herdina”, houve um outro que aconteceu em São Bento. É o primeiro que aparece documentado nos livros eclesiásticos. Trata-se de Mathias Piritsch, que esteve entre os primeiros homens que derrubaram as matas para a demarcação dos primeiros lotes da Colônia de São Bento. Veio ao Brasil solteiro a bordo do navio Guttenberg, em 1873. Sua procedência aparece como sendo Herfkirchen, na Boêmia.
.
Já em São Bento, e em data ainda desconhecida, Mathias se casou com Eva Bormann, viúva de Michael Witt, outro que esteve entre os pioneiros de São Bento. Esse casal veio ao Brasil a bordo do Zanzibar, também em 1873. Eram de Münsterwald, na Prússia Ocidental. Com apenas seis meses de moradia no Brasil, esse Michael faleceu, no dia 11.03.1874, com cerca de 50 anos. Ao que parece, esse casal não teve descendentes, ou ao menos não imigrou com eles.
.
De modo que a esposa Eva ficou sozinha na nova pátria que ela e o marido haviam escolhido para mudar de vida. E aqueles primeiros meses certamente não eram nada fáceis para os imigrantes recém-chegados, que se viam obrigados a passar por todo tipo de dificuldade, dispondo de pouquísismos recursos.
.
Em algum momento, Eva conheceu Mathias Piritsch e eles vieram a se casar. Em novembro de 1878 já estavam casados, pois assim aparecem como padrinhos de batismo de Alma Ottília, filha de meus tetravós Friedrich Labenz e Wilhelmine Witt. Não sabemos, no entanto de descendentes de Mathias e Eva. O fato é que no dia 29.12.1884 ele se enforcou “no mato”, deixando-a repentinamente viúva, pela segunda vez.
.
Sempre lamentarei a precariedade de informações que temos sobre a vida desses primeiros imigrantes. Isso impede que tentemos descobrir realmente o que motivava as suas ações. Afinal, o que levou Mathias Pirisch a se suicidar? A pobre Eva, viúva de dois dos pioneiros de São Bento, viu o marido ser sepultado fora do campo sagrado, conforme o destino que cabia àqueles que se matavam.
Published in: on 12/02/2008 at 11:50 AM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/02/12/mais-um-caso-de-suicidio-em-sbs/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: