205 Anos do Casamento de Theodoro Soares Fragoso e Feliciana Rodrigues França

Foi no dia 21.06.1803, pela manhã, que se casaram em Curitiba meus ancestrais Theodoro Soares Fragoso e Feliciana Rodrigues França, ambos naturais dessa cidade, ele filho de Domingos Soares Fragoso e Maria Dias Camacho, neto paterno de João Soares Fragoso, de Taubaté, e da índia Páscoa das Neves, e neto materno de Francisco Dias Camacho; e ela filha de Manoel Fernandes França e Maria de Chaves de Almeida, neta paterna de Agostinho Fernandes França e Anna Maria Esteves, e neta materna de Paulo de Chaves de Siqueira e Joana Cardoso Esteves.

Muito provavelmente, os dois nunca souberam que eram primos distantes: ambos descendem do português Antônio Preto e também de Domingos Dias e Marianna de Chaves.

Os nomes de Theodoro Soares Fragoso e Feliciana Rodrigues França são dois dos quais me orgulho de ter tirado do esquecimento eterno por meus próprios méritos. Como muitas vezes há outras pessoas pesquisando as mesmas famílias, é comum acontecer de outra pessoa já ter descoberto nossos ancestrais em determinado ramo. Da mesma forma, é possível encontrar o nome de algumas dessas pessoas em livros genealógicos e históricos. O filho de Theodoro, Manoel Soares Fragoso, de quem descendo, já aparecia em muitos registros em São Bento do Sul e, assim, acabou aparecendo no livro do Paulo Jürgensen “Famílias Tradicionais”. Já o pai de Theodoro, Domingos Soares Fragoso, aparece num Batch Number do familysearch, de modo que era possível consultar seu nome virtualmente.

Mas Theodoro Soares Fragoso não aparecia em lugar nenhum, a não ser no próprio livro de registros de casamento, de onde o tirei para o mundo novamente, mais de duzentos anos depois. Posteriormente, eu descobriria uma porção de coisas interessantes: que ele era vários anos mais velho que Feliciana, que se mudou para São José dos Pinhais, e que logo em seguida se mudou para a Lapa, e que lá colhia “duzentas mãos de milho e nove alqueires de feijão” e tinha “de renda cem mil réis”.

O casal Theodoro e Feliciana teve ao menos sete filhos, entre eles o citado Manoel Soares Fragoso, que casou-se com Marciana Maria de Marafigo, de quem descendo.

Anúncios
Published in: on 21/06/2008 at 4:20 PM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/06/21/205-anos-do-casamento-de-theodoro-soares-fragoso-e-feliciana-rodrigues-franca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: