Famílias de Pelkowitz: Os Wawrich

Com muita dificuldade e com a ajuda de pessoas mais entendidas, eu havia descoberto que descendo também da família Wawrich. Esse nome aparece no registro de batismo de meu trisavô Johann Rössler, e corresponde ao sobrenome de sua avó materna: Barbara Wawrich, casada com Josef Lang. O registro também informa que essa família era de Pelkowitz, na Boêmia. E informa o ainda o pai de Barbara, chamado Josef Wawrich (verdadeira preciosidade encontrar um registro de batismo que informa alguns dos bisavós da criança).

Pesquisando, percebi que esse sobrenome “Wawrich” parece bem pouco comum hoje em dia, e mesmo antigamente não parecia ser dos mais populares, embora todos as pessoas com esse nome fossem moradores de regiões próximas a Pelkowitz. No livro “Famílias Tradicionais”, do Paulo Jürgensen, encontrei por acaso outros nomes que, sem dúvida, são da mesma família que me interessa.

Maria Anna Ullrich, natural de “Boeshing” era casada com Franz Seiboth, de Pelkowitz, e juntos imigraram para São Bento do Sul. O registro de uma filha do casal, já brasileira, nos dão o nome de seus pais, os avós da criança. E Maria Anna era filha de Josef Ullrich e Maria Anna Wawrsich. Esse sobrenome parece claramente ser uma variação de Wawrich. Entre os padrinhos da filha Inez, de Franz Seiboth e Maria Anna Ullrich, também estava um certo Antônio Wawrisch. Ao que parece, no entanto, não há famílias com esse sobrenome nas listas de passageiros dos navios que chegaram a São Bento.  Por serem praticamente da mesma região que os meus Wawrich, certamente há parentesco.

Na internet, encontrei menção a um Jozef Wawrich, nascido por volta de 1765, casado com Anna Didková, pais de uma Anna Wawrich, nascida por volta de 1793, esposa de Franz Hawlina. Eram de “Chloudov 2”. Como ainda não conheço profundamente a geografia da época na região, não sei dizer se moravam próximos ou não de Pelkowitz, região de meu interesse.

Pelo livro de Jürgensen, é possível encontrar uma séria de sobrenomes que eram comuns na região norte da Boêmia, incluindo Pelkowitz, Gablonz, Johannesberg e muitas outras aldeias. São sobrenomes que, invariavalmente, acabam se relacionando entre eles. Entre eles, estão as famílias: Rössler, Lang, Preissler, Seiboth, Ullrich, Jaeger, Wünsch, Hübner, Pfeiffer, Weiss, Pilz, Posselt, Reckziegel, Schwedler, Wöhl, Jantsch, Seidl e muitas outras.

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/06/15/familias-de-pelkowitz-os-wawrich/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: