38. Bernard Preussler 39. Anna Jaeger

Meus tetravós Bernard Preussler e Anna Jaeger eram, provavelmente, naturais da região de Johannesberg, no Reichenberg, Boêmia. Lá tiveram ao menos uma filha, chamada Amalia Preussler, que imigrou como criada ao Brasil em 1876, e se casou com Johann Rössler, que imigrou pelo menos navio.
.
O belo livro do Cel. Osny Vasconcellos, escrito em parceria com Alexandre Pfeiffer, “São Bento – Cousas do Nosso Tempo” dedica um capítulo aos Roesler quando fala dos imigrantes que vieram de regiões mais desenvolvidas que os primeiros. As informações que alguém passou aos autores sobre os Preussler, no entanto, nos deixam com a pulga atrás da orelha.
.
Lemos no livro que Amalie Preussler veio ao Brasil com a família dos pais. O que comprovadamente não é real, bastando uma pesquisa na lista de passageiros do Vapor Vandalia, que trouxe Amalia en 1876. Lá, como dito, Amalie aparece como criada, imigrando sem família. De modo que acreditamos que Bernardo Preussler e Anna Jaeger não vieram ao Brasil. No livro, no entanto, afirma-se que não só vieram como Bernardo passou a exercer a função de professor na cidade. Menciona-se então um registro de batismo de uma filha de Amália, na qual afirma-se que Bernard Preussler e sua esposa aparecem como “falecidos na Boêmia”. O autor das informações afirma então que disso se deduz que tenham voltado para a Europa, não se adaptando em São Bento. Também acho que há erro nessa questão, embora saibamos que involuntário. Como não encontramos registro de entrada de Bernard Preussler e Anna Jaeger no porto de São Francisco do Sul, cremos que não veio em momento algum ao Brasil. Não há, pelo menos, nenhum documento que prove o contrário.
.
Outra questão que apresenta dificuldades nesse capítulo é o nome da esposa de Bernard, que aparece num primeiro momento como Elisabeth Steffen e depois como Barbara Roesler. Não se pode descartar a possibilidade de Bernard Preussler ter se casado mais de uma vez, mas o fato é que em São Bento, em todos os registros, o nome que aparece é Anna Jaeger, ou então Marianna Jaeger, pois era comum mulheres chamadas com esses dois nomes.
.
Também grafa-se Preissler. Na região do Reichenberg há bastante casamentos entre Roesler e Preissler ou Preussler. Eu mesmo, além de descender de Johann Rössler e Amalia Preussler, também descendo de um Franz Rössler e Klara Preissler.
Published in: on 13/01/2008 at 11:32 PM  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/01/13/38-bernard-preussler-39-anna-jaeger/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. sou descencente da familia preissler, meu avo chamava-se Alfredo Preissler casado Ottilia Voss que tiveram quatro filhos Hary – Egon – Nair – Nestor – de onde sou descendente cireto de Hary que casou-se com Waltraut Schüür, Contatando Meu pai que esta com 77 anos ele podera dar mais informações , dos meus bisavos e tataravos, a familia é unica no mundo e o parentesco é notorio


Deixe um comentário