Família Mühlbauer

(quem tiver correções ou acréscimos, deixe seu email nos comentários)

Foram duas as famílias Mühlbauer que vieram para São Bento com grande descendência, sendo que houve ainda algumas famílias menores. Uma dessas grandes famílias era da Bavária e a outra da Boêmia, mais precisamente de Flecken, aldeia natal de tantas outras famílias que para cá vieram. Começamos com os Mühlbauer bávaros:

1. Mathias Mühlbauer, que casou com Klara, eram proprietários em Schwarzenberg, e foram pais do imigrante:

1.1 Anton Mühlbauer, sobre o qual não foi encontrado registro de batismo nos arquivos de Eschelkam, na Bavária, sendo portanto a sua origem um mistério, devendo ser natural de outra paróquia. Conforme o registro de navio que temos através do livro de Böbel, era pedreiro e nasceu por volta de 1834. Com a família, imigrou para o Brasil em 1877 a bordo do Navio Rio. Casou-se em Eschelkam no dia 03.10.1868 com Barbara Pfeffer, a qual nasceu em 09.12.1838 às 11h e foi batizada no mesmo dia, tendo por madrinha Barbara, que morava em Kleinagn, e que segundo nos foi possível apurar com a ajuda de pesquisadores bávaros, era fª de Georg Pfeffer e Anna Singer, neta de Josef Pfeffer e Anna Hastreiter, bisneta de Josef Pfeffer e Anna Maria Laurer, trineta de Peter Pfeffer e Margareth Hauser, a qual era fª de Georg e Barbara Hauser, tetraneta de Wolgang e Walburga Pfeffer, pentaneta de Andreas e Anna Pfeffer, e cremos ainda hexaneta de outro Andreas Pfeffer. Pelos registros de batismos dos filhos, sabe-se que Anton estava em 1859 em Schwarzenberg, 1869 em Kleinagn, 1872 em Grossaign e 1873 em Ritzenried. Em 1877 estava em São Bento, onde faleceu em 02.11.1911. Pais de:

1.1.1 Theresia Mühlbauer, que nasceu antes dos pais se casarem, no dia 01.11.1859 em Eschelkam, sendo batizada no dia seguinte, tendo por madrinha Theresia Schwarz, solteira e proprietária em Kleinagn. Imigrando para o Brasil, casou-se em São Bento do Sul no dia 20.09.1881 com Anton Fürst, filho natural de Anna Fürst, natural de Hammern, na Boêmia. Theresia faleceu em 27.03.1939, aos 79 anos. O casal morava na Estrada das Neves e teve ao menos:

1.1.1.1 Bárbara Fürst, nascida em 10.02.1883 e batizada em 09.04.1883, sendo padrinhos José Linzmayer e Bárbara Linzmeyer. Teve:

1.1.1.1.1 Maria, que faleceu com 1 ano e 10 meses no dia 25.10.1910.

1.1.1.2 José Fürst, nascido em 04.04.1884 e batizado no dia 20.04.1884, tendo como padrinhos José Linzmeyer e sua esposa Bárbara Linzmeyer.

1.1.2 Philipp Mühlbauer, nascido em Kleinagn e batizado em Eschelkam. Não foi encontrado seu registro de batismo, mas provavelmente também nasceu antes do casamento de seus pais. Casou-se em São Bento do Sul aos 24 anos no dia 19.10.1889 com Rosalia Kellnner, nascida em “Seigenhof”, e batizada em Eschelkam, filha de Josef Kellner e Barbara Kerscher, por essa neta de Wolfang Kerscher e Barbara Seltner. Como testemunhas, serviram Gaspar Liebl e Ignatz Fischer. Lá por volta de 1900, Phillip pegou tifo e sua situação era preocupante, restando pouca chance de salvação. No entanto, a sua esposa e filhos passaram a orar muito para Deus a fim de que Philippe pudesse sair dessa com vida. Mostrando grande fé, prometeram que caso ele se recuperasse, construiriam uma capela para louvar a Deus. Aos poucos, Philipp foi melhorando. Algum tempo depois, ele conseguiu voltar a trabalhar. Cumprindo a promessa, a família construiu a Capela, que foi inaugurada em 1902 e atendeu a muitos dos moradores da redondeza. Como patrono da igrejinha, a população achou por bem colocar “São Felipe”, pois fora o Philipp Muehlbauer que motivou e liderou a construção da Capela em Banhados I, na atural Rua Conrado Liebl. Philipp faleceu no dia 02.11.1926, com 63 anos. Pais de:

1.1.2.1 João Mühlbauer, casado em São Bento do Sul no dia 15.05.1916 com Margarida Müller, filha de Carlos e Mathilde Müller, com quem teve ao menos:

1.1.2.1.1 João Mühlbauer, casado.
1.1.2.1.2 Ervino Mühlbauer, casado com Renata.
1.1.2.1.3 Ewaldo Mühlbauer, casado com Maria.
1.1.2.1.4 Carlos Mühlbauer, que ainda vive em 2008.
1.1.2.1.5 Willy Mühlbauer
1.1.2.1.6 Maria Mühlbauer, casada com Erico Bail.
1.1.2.1.7 Elly Mühlbauer, casada com Erhardt Weiss.
1.1.2.1.8 Regina Mühlbauer, casada.
1.1.2.1.9 Odete Mühlbauer, casada.
1.1.2.1.10 Iracema Mühlbauer, casada.
1.1.2.1.11 Cristina Mühlbauer, casada.
1.1.2.1.12 Frida Mühlbauer, casada com Erhardt Pauli.

1.1.2.2 Felipe Mühlbauer, que se tornou padre.
1.1.2.3 Francisco Mühlbauer
1.1.2.4 José Mühlbauer, casado com Francisca, e pais de:

1.1.2.4.1 Leonardo Mühlbauer, casado com Wally.

1.1.3 Franziska Mühlbauer, nascida em Kleinagn e batizada Eschelkam no dia 06.05.1868, tendo por madrinha Katharina Pfeffer. Casou-se em São Bento do Sul no dia 23.06.1888 com Johann Augustin, nascido e batizado em Santa Katharina, na Boêmia, e que contava com 26 anos na ocasião, filho de outro Johann Augustin e Theresia Altmann. Pais de ao menos:

1.1.3.1 João Augustin, falecido no dia 21.06.1947, com 53 anos. Casou-se com Francisca Liebl.
1.1.3.2 Carlos Augustin, que faleceu com 5 dias em 11.12.1902, sendo sepultado na sede de São Bento do Sul.
1.1.3.3 Antônio Augustin, que faleceu com 6,5 anos no dia 06.02.1914, na Estrada das Neves.

1.1.4 Ludwig Mühlbauer, que teria nascido em 23.07.1869, às 19h30, e batizado no dia seguinte, tendo por padrinho Ludwig, solteiro, morador de Kleinagn. Como não imigrou, supõe-se que tenha falecido pequeno.

1.1.5 Katharina Mühlbauer, nascida em 14.06.1870 às 19h30 e batizada em seguida, sendo madrinha Katharina Vogl, moradora de Kleinagn. Casou-se aos 22 anos no dia 09.01.1892 com Franz Hannusch, natural de Osseg, na Boêmia, filho de Wenzel Hannusch e Anna Trojan, por essa neto de Anton Trojan e Elisabeth Tausch. Serviram de testemunhas Anton Fürst e Philippe Mühlbauer. Franz faleceu no dia 15.07.1921, aos 55 anos, vítima de influenza. Tiveram ao menos:

1.1.5.1 Francisco Hannusch, nascido em 09.07.1896 e batizado em Bechelbron no dia 26.07.1896, sendo madrinha Barbara Mühlbauer.
1.1.5.2 João Hannusch Sobrinho.
1.1.5.3 Rosália Hannusch, que faleceu com 2 meses no dia 19.12.1905, em Mato Preto, sendo sepultada na sede de São Bento do Sul.

1.1.6 Barbara Mühlbauer, nascida em 29.09.1872 às 16h30, tendo por madrinha Magdalena. Faleceu em Fragosos, onde está sepultada, nno dia 02.07.1943. Se casou no dia 21.12.1895 com Johann Hannusch, filho de Wenzel Hannusch e Anna Trojan, por essa neto de Anton Trojan e Elisabeth Tausch. Como testemunhas, assinaram Anton Fürst e Philipp Mühlbauer. Tiveram ao menos:

1.1.6.1 Francisco Hannusch, batizado na Capela de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, em Lençol, no dia 15.03.1896, tendo como padrinhos seus tios Franz Hannusch e Catharina Mühlbauer.
1.1.6.2 João Hannusch Filho, que nasceu no dia 26.04.1898 e falecido em 22.07.1983, solteiro. Sepultado em Fragosos.
1.1.5.3 Catharina Hannusch, nascida em 26.02.1900 e falecida em 20.11.1982, sendo sepultada em Fragosos. Casou-se com Antônio Basílio da Rocha, e teve:

1.1.6.3.1 Alzira da Rocha
1.1.6.3.2 Lucila da Rocha
1.1.6.3.3 Olinda da Rocha

1.1.6.4 André Hannusch, casado com Sebastiana, e pais de:

1.1.6.4.1 Darci Hannusch

1.1.6.5 Luiz Hannusch, casado com Eloína, com quem teve:

1.1.6.5.1 Jovino Hannusch

1.1.6.6 um filho que faleceu com 5 anos em 1910.
1.1.6.7 Rozina Hannusch, nascida no dia 07.01.1909 e falecida em Fragosos no dia 16.04.1980, sendo sepultada no Cemitério de Fragosos. Casou-se com Luiz Thomé Fragoso, descendente da tradicional família que primeiro ocupou aquela região, filho de Saturnino Fragoso de Oliveira e Joaquina Fragoso Cavalheiro, neto paterno de Generoso Fragoso de Oliveira e Leopoldina Maria de Almeida, e neto materno de Felippe Soares Fragoso e Flora Lina Cavalheira. Pais de:

1.1.6.7.1 Cristina Fragoso, casada com Narciso Ferreira da Silva.
1.1.6.7.2 Adelina Fragoso, casada com Livarte Cordeiro de Meira.
1.1.6.7.3 Carlos Fragoso, casado com Maria Diva Gonçalves.
1.1.6.7.4 Bernardo Fragoso, casado com Benedita de Mello.
1.1.6.7.5 Otília Fragoso, nascida em Fragosos no dia 31.07.1943, casado com Luiz da Silva, nascido em Piên no dia 04.01.1928 e falecido em Fragosos no dia 05.09.2007.

1.1.6.8 Lina Hannusch, falecida com 2 anos no dia 11.08.1914.

1.1.7 Georg Mühlbauer, nascido em 05.12.1873 às 23h e batizado no dia seguinte, tendo como padrinho Georg Rank, proprietário. Faleceu em São Bento do Sul no dia 19.11.1949, aos 75 anos.

Published in: on 29/06/2008 at 2:49 PM  Comments (41)  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/06/29/familia-muhlbauer/trackback/

RSS feed for comments on this post.

41 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Caro,

    Meu nome é Carlos Eduardo Silva, a família de meu pai é de São Bento do Sul / Campo Alegre – embora ele nunca tenha morado lá. Estou buscando informações sobre a família de minha avó materna, VIOLANDA ZSCHOERPER, fila de LEOPOLDO ZSCHOERPER e MARTA MÜLLER (também tenho interesse nessa linha da família). Eu moro fora do Brasil (estou em Miami, EUA) e para mim está um pouco difícil conseguir mais detalhes. Agradeço antecipadamente!
    Carlos Eduardo Silva

  2. gostaria muito de saber mais sobre
    a barbara kerscher
    se puder ajudar….

  3. Parabéns! Fantástico! Estou encantada com o trabalho de vcs…
    Estou escrevendo um livro sobre a Família Gonchorovski, vcs teriam algum relato desta família?

    Atenciosamente,

    Andréia Cibele

  4. El más grato saludo de uno de los pocos Mühlbauer que hay en Argentina

  5. meu pai e de mafra santa catarina,nao sei o nome completo dos meus avos, jorge mulbauer e margarida de souza mulbauer meu pai e adolpho mulbaeur ele fala dos hank, e um um dia eu fui para cidade de porto amazonas e no cemiterio encontrei o tumolo de aroldo mulbauer o filho dele chama se djalma mulbauer.

  6. meu pai e de mafra santa catarina o nome dele e adolpho mulbauer

  7. Tenho em minha família os nomes Linzmeyer, Konrad, Weiss, Rank, Bail, Grossl, Cristhof e Grosscopf.
    Como faço para obter maiores informações dstes antepasados?

  8. estou le enviando o nome de meu bisa avos e avos paternos . bisa leopoldo augustin e olivia augustin avos leonildo augustin e eufrasia augustin meus bisa vierao de navio da alemanha e seguirao para o rio grande do sul numa cidade victor graeef.e como encontrei varias pessoas pelo brasil com o mesmo sobre nome augustin gostsria de ver o grau de parentesco. obrigado

  9. Então,gostaria de saber algo à mais sobre o nome Linzmeyer.Mto obrigada.

    lcs.gomess@gmail.com

  10. muito legal sou um Mühlbauer porém vivo em São Paulo, sempre escutei sobre o Philip mas nunca havia lido um relato sobre ele!!!

  11. Sou um Muhlbauer,filho de Carlos Muhlbauer,que viveu em Canoinhas SC,faleceu em 1988 .

  12. Olá,

    Meu nome é Jéssika. Sou bisneta de Francisco Mühlbauer, tenho aqui em casa a carteira de trabalho dele que data da década de 30 do século passado. Estou tentando localizar este documento para mandar mais informações. Meu biso faleceu em 1986 mais ou menos.meu e-mail é jessika@saocamiloitu.org.br

  13. Emá sera que somos parestes ?? kkk meu nome Maicon Mulbauer moro em maringá paraná a tempos venho descobrindo sobrenomes iguais ao nossos conheço um de coritiba agora no sul mas sempre tenho curiosidade em saber as raízes valeuuu !!!

  14. Sou da família Muhlbauer de Canoinhas SC,meu pai,Carlos Muhlbauer era natural de Sao Bento.

  15. Meu nome é Luiz Carlos Mühlbauer, sou de Mafra-SC (tenho 60 anos)
    Meu pai João Mühlbauer, mora em Rio Negro-Pr (88 anos)

  16. Meu Nome é Tiago Mühlbauer, sou neto de Affonso Mühlbauer, sendo que os pais dele vieram da alemanhã, já ouvi falar muito de vários que estão ali na lista, mas ta faltando muita gente também. Moramos em São Bento do sul – SC

  17. Em Porto Amazonas-PR tinha um tio e padrinho chamado Arnoldo e não Aroldo Mühlbauer que era o irmão mais novo de meu pai João,
    agora com 88 anos e que tinha um filho chamado Djalma Mühlbauer que reside em Curitiba-PR

    Luiz Carlos Mühlbauer – Mafra-SC – 18-09-2013

  18. sou veiga mais por parte de vó minha familia é mühlbauer

    luiz carlos mühlbauer, lídia Mühlbauer, miguel mühlbauer o tropeiro loiro que puchava carroções na estrada dona francisca

  19. Olá Veiga! gostaria de saber mais sobre Luiz Carlos Mühlbauer, seu parente, pois temos o mesmo nome.
    (onde mora, idade, etc…)

  20. meu nome é Nicolle Mühlbauer sou neta de Affonso Mühlbauer e bisneta de Phellip Mühlbauer.

  21. Sou Gleiciane Mühlbauer, trineta de Philipp Mühlbauer (citado acima) e bisneta de José Mühlbauer que era casado com Francisca ( também citado acima) e ainda sou neta de Affonso Mühlbauer, casado com Erica ( sendo que este, como Francisco Mühlbauer, Walter Mühlbauer, Paula Mühlbauer, Erna Mühlbauer, Nita Mühlbauer e Ervino Mühlbauer não foram colocados como filhos de José Mühlbauer e Francisca, a não ser Leonardo Mühlbauer, casado com Wally).

  22. Olá Adriano, eu conheci Lídia, sua avó, ela era irmã do meu avô Carlos, ele faleceu em 2001 pelo que eu sei era epenas eles dois de irmãos,,,

  23. oi, luiz carlos Muhlbauer, de mafra , conheci teu padrinho ele, tem um comercio em porto amazonas os pais da minha esposa sao de la.

  24. olá amigo tudo bem? Na realidade quem deve ter comércio aí em Porto Amazonas, deve ser meu primo, filho de meu padrinho, pois ele
    deve ser falecido mais ou menos 37 anos e sua profissão era alfaiate!
    Mas agradeço pelas informações e queria te pedir um favor…saber qual dos meus primos tem comércio em Porto Amazonas. Isto qdo vc for prá lá, inclusive fone e e-mail. Abraço e tudo de bom prá você e família!

  25. estou a procura de alguém que possa me ajudar a montar a minha árvore. tenho como ponto de partida o nome dos meus avós em Santa Catarina. Ludwig ou ludwick korscher e martha koersche. sei que a minha avó levava o sobrenome fischer. parace ter um parentesco de 3º grau com os pais da vera fischer. se alguém puder ajudar ficaria muito grato. aqui ou pelo email ppalilo@hotmail.com

  26. só uma correçaõ é kerscher, ok grato!

  27. Luiz carlos, eu sou de curitiba sempre vou pro Porto amazonas e converso com teu primo, tenho ate uma foto dele.meu pai morreu dia 10 05 2110 e esta esta enterrado no cemiterio. queo o pai do djalma. o nome do meu pai Adolpho mulbauer., entre em contato pelo face bok, o Djalma convidou pra yentar encontrar os parentes em santa catarina um abraço. o meu nome e Luiz carlos mulbauer

  28. corrigindo 10 05 2010

  29. meu nome e Fabio ribeiro mulbauer moro em Itapoá sc meu avo era de mafra adolpho mulbaeur, sei que tenho bastantes parentes lembro vagamente da tia ema do tio Joaquim e tio deco sei que eles ainda morão em mafra…

  30. Bom dia …..sou Claudir Mühlbauer de são Bento do sul…neto de ewaldo e Maria…bisneto do sr João ! Qualquer coisa procurem no face …ok ? Deus abençoe a tds nos !

  31. Faleceu Dia 12/08/17 meu pai João Mühlbauer com 92 anos de idade,
    sepultado dia 13 no cemitério Mun. de Rio Negro, pai de Marcos, Simone e Luiz Carlos.

  32. Meu nome Luiz Carlos Mühlbauer, tenho 64 anos filho de João Mühlbauer, falecido recentemente e sempre queria saber como seria o escudo da família Mühlbauer, se alguém puder me ajudar agradeço muito.

  33. Meu nome, Edi Nelson P Mühlbauer, 69 anos, sou neto do terceiro filho de Phillipe Mühlbauer casado com Rosalia Kellner.
    Meu avô Francisco Mühlbauer , citado em sua pesquisa mas sem continuidade, deixou São Bento do Sul ainda bem jovem e foi para Pindamonhangaba, em São Paulo, onde se estabeleceu trabalhando na construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão que tem seu traçado subindo a serra da Mantiqueira ligando Pinda a Campos do Jordão.
    Francisco Mühlbauer, após o término da construção da estrada de ferro, estabeleceu uma oficina mecânica que se tornou bastante conhecida na cidade de Pindamonhagaba. Casou-se, com Iracy de Castro Mühlbauer com quem teve três filhos: Francisco Mühlbauer Filho, José Mühlbauer e Walter Mühlbauer.
    Sou filho de José Mühlbauer que saiu de Pindamonhagaba, para São Paulo e depois Rio de Janeiro onde se casou com minha mãe Irlondina da Paz Mühlbauer . Vivo em Niterói RJ sou casado com Maria Lúcia Futuro Mühlbauer, tivemos cinco filhos: Clarice, Carolina, Cristiana, Bernardo e Beatriz.
    A propósito tenho uma foto de Phillipe Mühlbauer com Rosalia Kellner e seus filhos onde além dos quatro rapazes que aparecem em suas pesquisas temos Maria que segundo meu pai foi a filha caçula do casal, mas não é citada em suas pesquisas. Gostaria de poder oferecer esta foto ao pesquisador ao tempo que sugeriria uma extensão da pesquisa para maiores detalhes sobre Maria a caçula da família.
    Meu pai José Mühlbauer faleceu em 07 de março de 2020 com 97 anos

  34. Bom dia… Me chamo Luiz Carlos Mülhbauer, tenho 67 anos, moro em Mafra-SC, filho de João Mülhbauer, que faleceu em 12 de agosto de 1977, com 92 anos de idade.
    Meu avô chamava-se José Mülhbauer…

  35. Sou neto de Lídia muhlbauer 92 anos atualmente natural de.mafra/sc e bisneto de Miguel muhlbauer conhecido carroceiro aqui da região.

  36. Aqui e do escritorio de advocacia Dra Estela em Mafra.Gostaria de saber se voces sabem aonde faleceu Paulo Mulbauer e Maria da Luz Mulbauer
    Ela precisa certidão de obito deles.Muito Obrigado

  37. Bom dia!

    Estas pessoas eram filhos de quem?

  38. Meu whatsapp Carlos 47 9 88134552 podemos falar sobre os parentes Luis Carlos muhlbauer, Luiza muhlbauer, Lídia muhlbauer, Miguel muhlbauer, são da região de Rio Negro, Mafra, rio negrinho, são bento do sul.

  39. sou neto de Carlos Muhlbauer, que era filho de Gaspar Muhlbauer que era filho de miguel muhlbauer. Nao acho informações sobre Gaspar ou Mihuel

  40. Meu bisavô era miguel muhlbauer carroceiro conhecido como diabo loiro…pai de lidia Muhlbauer e Luis Carlos Muhlbauer

  41. Olá, estou a procura de parentes de Martha Muhlbauer casada com José Model. Acredita-se que eles estão encerrados em Mafra SC.
    Eles são meus bisavós.
    Se alguém tiver informação me chamar no 41996083880 Ana.


Deixe um comentário