100 Anos do Açougue Fendrich

Ontem, dia 15 de agosto, comemorou-se 100 anos da inauguração do Açougue Fendrich. O empreendimento foi criado por José Fendrich, filho de Friedrich Fendrich, o professor e sapateiro, e sua esposa Catharina Zipperer.

Ao contrário do pai e de seus irmãos Frederico e Francisco, José Fendrich não se dedicou à sapataria. Aprendeu em Curitiba o ofício de açougueiro, no Açougue Garmatter, de propriedade de Reinhold Garmatter, que se localizava na rua José Bonifácio, hoje um calçadão ao lado da Catedral Metropolitana. Quando voltou para São Bento do Sul, já casado com Anna Pfeiffer, montou seu próprio açougue. Em 15/08/1908, o jornal “Der Volskbote” publicou o seguinte anúncio, traduzido conforme o livro “São Bento na Memória das Gerações”, de Alexandre Pfeiffer:

“ABERTURA DE NEGÓCIO

Comunico ao distindo público de São Bento e adjacências que acabo de inaugurar nesta Vila, na antiga casa “Becker”, na rua Gültzow, um

AÇOUGUE

Vendendo às terças-feiras e aos sábados, CARNE DE GADO e, às sextas-feiras, CARNE DE SUÍNOS.
Mantenho também uma primorosa

FRIAMBERIA,

Recomendando às esclarecidas e dedicadas donas-de-casa, especialidades como: salame rosa, salame “cervelat”, chouriço, morcília, lingüiça prensada, presunto, finas carnes defumadas, toucinho defumado, etc.

Todos os sábados, à tardinha, salsichas de Viena fresquinhas!

Benevolente afluência pede
José Fendrich”

O açougue é localizado até hoje na atual Rua Felipe Schmidt. Com o falecimento de José em 20.11.1940, o comando passou aos seus descendentes, como Bento Carlos Fendrich e João Fendrich. Esse último faleceu em 2004, passando o açougue a ser cuidado pelos seus filhos. O seu irmão Bento faleceu em um assalto ao açougue, exatamente no dia em que comemorava 50 anos, em 1981.

Published in: on 16/08/2008 at 10:51 PM  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/08/16/100-anos-do-acougue-fendrich/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário