Presente nos 155 Anos do Nascimento de Amalie Preussler

Minha trisavó Amalie Preussler nasceu em 12.10.1853, na aldeia de Grafendorf, na Boêmia. A lembrança dos 155 anos dessa data, comemorados hoje, é ainda mais especial. Na semana passada, uma correspondência via email com o pesquisador Bruno Reckziegel fez com que eu descobrisse toda a genealogia de Amalie – em alguns ramos, chegando a 9 gerações.

Amalie era filha de Bernard Preussler e Anna Jaeger – nomes que eu já tinha. Era neta paterna de Ferdinand Preussler e Elisabeth Staffen, e neta materna Augustin Jäger e Anna Maria Ehrentraud. São esses apenas os primeiros nomes de todos os que Reckziegel me passou, e que me garantiram o meu ramo alemão mais antigo até o momento, chegando até por volta de 1590.

No Brasil, Amalie se casou com Johann Rössler, que havia imigrado ao Brasil em 1876, no mesmo navio que ela. Amalie Preussler é a matriarca de todos os Roesler de São Bento do Sul e região.

Published in: on 12/10/2008 at 10:14 PM  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://coisavelha.wordpress.com/2008/10/12/presente-nos-155-anos-do-nascimento-de-amalie-preussler/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Prezado Henrique

    Vou lhe enviar em breve (assim que conseguir cópia legível) os títulos de concessão dos lotes coloniais (de SBS) que Johann Rossler adquiriu em vida.

    Quando me chegarem às mãos, lhe envio cópia.
    Sds

    Marcelo


Deixe um comentário